quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Courrier Internacional n.º166


A cimeira de Copenhaga, na qual os líderes mundias tentarão (?!) salvar o planeta do aquecimento global, é o tema de capa do Courrier Internacional de Dezembro, recém-saído. Esta edição da revista traz os melhores artigos da imprensa mundial sobre a reunião, da qual já sabemos que não irá sair qualquer documento vinculativo.

Neste número temos ainda os olivais portugueses (na maioria controlados por empresas espanholas), as querelas de Saramago com Deus, perfis do norte-irlandês Gerry Addams e do suazilandês rei Mswati III, memórias do Muro de Berlim, raptos no Quénia e a corrida ao solo arável.

Mas também um portefólio captado nos cafés de Viena, a vitória do Multibanco sobre o cartão de crédito, o renascer do Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento, a gripe A e os pais que querem horários laborais que não prejudiquem os filhos. Saiba também que existem genes da agressividade, mapas com 13 mil anos, e máfias da madeira. Conheça a guerra Obama vs. Fox News, a liberalização do mercado audiovisual chinês e o acordo entre o Google e as bibliotecas francesas.

As reportagens de fundo deste mês abordam os refugiados do Waziristão, um movimento radical islâmico só de mulheres, o contributo das vacas para o efeito de estufa e as feridas não cicatrizadas de Nova Orleães, ainda por causa do furacão Katrina. Uma viagem a Cartagena de Indias, um menu composto por insectos e os imperdíveis insólitos completam o ramalhete.


Julian Lennon, Saltwater

2 comentários:

Virginia disse...

Li-o de fio a pavio na minha viagem a Lisboa porque mo deram no Alfa. Achei graça ao artigo sobre os pais que querem mais flexibilidade no trabalho, quando hoje em dia se obrigam as mulheres a trabalhar 60 horas na época de Natal....em que não há infantários abertos, nem avós disponíveis, nem lugares onde se possam deixar os filhos. Pais e Mães precisam urgentemente de protecção social!

Huckleberry Friend disse...

Fico muito contente que tenha gostado, Tia, e concordo plenamente no que aos Pais diz respeito. Olhe que entretanto já saiu novo Courrier. Este mês é mais cedo por causa do Natal. Beijinhos.