I see no reason
why gunpowder, treason
Should ever be forgot...
why gunpowder, treason
Should ever be forgot...
No dia 5 de Novembro de 1605, Guy Fawkes e mais uma catrefada deles tentaram rebentar com o Parlamento inglês enquanto Jaime I discursava. O rei era protestante, os conspiradores católicos. A brincadeira valeu-lhe se enforcado, arrastado e esquartejado (hung, drawn and quartered, uma tradição lá das ilhas).
O rei quis, naturalmente, que o caso não fosse esquecido. E alguém teve a arte de transformar tão hedionda história numa nursery rhyme, para incutir nas novas gerações o respeitinho-que-é-bom-e-a-gente-gosta (há outras mais inócuas).
A miudagem adora a efeméride, comemorada com fogos-de-artifício e fogueiras, nas quais é imolado um boneco que representa Guy Fawkes, e que as próprias crianças fazem com roupas velhas, jornais, etc. Há quem o exiba, antes da hora da queima, pedindo a penny for the guy. Quando vivi em Oxford, fizemos um boneco destes na escola e comemos batatas assadas enquanto o dito ardia. Que saudades...
5 comentários:
Com vista a dar “voz” aos novos autores, o Portal Lisboa estabeleceu uma iniciativa única, no campo da criação literária portuguesa.
Neste sentido, o Portal Lisboa vai apadrinhar duas colectâneas literárias, uma de Poesia e outra de Contos Literários, a serem editadas pela Chiado Editora.
Gostava de ver os seus textos publicados por uma editora de prestígio? Tem aqui a sua oportunidade!
Descubra mais no site: www.portallisboa.net
Guy Fawkes....era o palhaço queimado na parça pública ( o playground do Colégio)para gáudio da pequenada. Nunca eu soube muito bem porque raio alguém decide pôr a pólvora num Parlamento tão bonito e arriscar assim a vida.
Boas memórias....
Boas memórias, auntie, e que resistem e se repetem com o passar das gerações! Beijinhos.
depois de ter visto o v for Vendetta fiquei com outra ideia do 5 de novembro e do proprio guy fawkes.
*
Tenho de ver esse filme, M'zinha... só aquela Londres! Beijo!
Enviar um comentário