sábado, 22 de novembro de 2008

Baú das codornizes (XIV)

Esta entrada de há dias diz bem do tom por que anda afinada a minha vida. Não têm faltado nas conversas cá de casa canções de embalar, cantigas de roda, filmes da Disney, séries de desenhos animados, etc. Do Barata-Moura ao papão-vai-te-embora-para-cima-do-telhado, da Branca de Neve ao Rei Leão, do Picapau Amarelo ao pato-pata-aqui-pata-acolá, do Calimero à Abelha Maia, tem sido um desfiar de recordações...

Em boa verdade vos digo que nunca esqueci essas imagens e sons de quando era miúdo. Sempre revisitei, ao longo dos anos, cenas, músicas e personagens, gravei filmes e comprei vídeos, discos e DVDs, que agora recupero para quem de direito.

Algumas há, no entanto, que mais vale que fiquem lá no vale das memórias (posto que difícil é dar-lhes ordem de despejo). Como esta película de 1989, de talentosos autores (a equipa de Don Bluth, que fez O segredo de NIMH e Em busca do vale encantado, mais as 287 sequelas), mas muito mal conseguida. Fomos vê-la, perto do Natal, éramos um grupo de dez ou mais, entre miúdos e adultos. Ninguém gostou e ainda hoje a obra é motivo de gozo em conversas familiares. A história era fraca, a animação muito vista, a banda sonora ensurdecedora. Não sei mesmo se não foi daí que nasceu a expressão "Tirem-me deste filme!".

9 comentários:

Maria disse...

E recuperas muito bem...
A verdade é que muita papa foi comida ao som de...

Bom fim-de-semana!

ana v. disse...

LOL. Claro, com um título disparatado como esse não me admira nada que o filme fosse mau...

Beijinhos

Virginia disse...

Ainda me lembro das vossas idas ao cinema no dia a seguir ao Natal, das confusões dos bilhetes comprados na agência, das caras felizes quando o filme era bom.
Comovente é ver os meus netos a dançar os CATS coreografados pelo pai, a cantar o Rei Leão que viram em NY ou a dramatizar o Pedro e o Lobo,imitando o trombone, a flauta ou o clarinete....
As crianças hoje ....prepara-te!!!

Bjo

Pat disse...

Sabes, tenho saudades dessas idas ao cinema no dia 26 de Dezembro, depois do almoço de "restos" em casa da Avó Gina :) Era sempre uma pândega e, anos mais tarde, também "gramámos" os filmes da Disney que iamos ver por causa da Pi, afinal é o dia de anos dela e a escolha era dela. Anyway, era sempre um divertimento!

Beijos.

MariaV disse...

E isto é agora, que a Helena ainda não percebe nada. Imagino-vos daqui a um ano ou dois...
E mando beijinhos para os três

João Paulo Cardoso disse...

É, por assim dizer, um Admirável Mundo Novo com sensação de dèjá vu.

Um abraço.

M. disse...

eu hoje estive com uma coisinha sua nas mãos. admito sem pudor.

:)
*

boa peça

purita disse...

a verdade é que é optimo ser criança!

saudades

Huckleberry Friend disse...

Ao som de... e com um cheiro de ilha em pano de fundo, Maria. Beijos!

Ana, era mesmo de fugir. Nem os miúdos que então éramos aguentaram a gritaria... mas olha que teve sequelas no cinema, na TV e até uma versão de Natal! Conheces mais alguma?

Tia, pelos vistos as novas gerações vão adoptando rituais das precedentes. I'll see to my bit of that! Beijos.

Também eu tenho saudades, prima Pat! Adoro o Boxing Day, e recordo em especial o de há 20 anos! Beijos para ti.

Rosa, Rosa... há filmes em que não quero ver a Helena lolololol

JP, por assim dizer... um abraço!

M'zinha., sem pudor lhe digo que the pleasure was all mine!

Purita, e continuar a sê-lo? Beijos!