quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

A carol a day keeps the doctor away (VII)

Devo à falta de inspiração para outro assuntos, que me aprisionou numa esfera de música de Natal, a alegria de reencontrar uma canção que não ouvia há muitos anos. Estava numa cassete que os meus pais me ofereceram em Inglaterra e que eu ia buscar, todos os anos, no início de Dezembro, à gaveta do escritório onde sabia que ia encontrá-la.

"Mas veio um dia e não cantou / outro e mais outro e não cantou". Ou melhor, veio um dia em que a cassete não estava na gaveta, e nunca veio outro dia em que voltasse a estar. O encontro fortuito com este carol (noutra versão, quase tão boa como a que perdi) devolveu-me a esperança de recuperar a dita cassete. Para já, descortinei-a no eBay, em versão LP, e fiz um lance. Desejem-me sorte e prometo pôr aqui qualquer coisita.


Young Wexford Singers Children's Choir, Calypso carol
Shepherds swiftly from your stupor rise
to see the Saviour of the world

2 comentários:

miguel disse...

mas porque é que os coros infantis ingleses têm tanta afinação e há tanto bom gosto geral?

Uma hipótese: uma quantidade enorme de regentes altamente qualificados. De outro modo, não há milagres. E também uma apetência pela música que medra,logo ( não pode ser de outro modo) no berço em contacto com o ambiente familiar.Uma questão cultural.

Aqui,em Portugal ouvi uma única vez um coro juvenil digno de ser ouvido, pela sua qualidade: o coro juvenil da paróquia de Santa Maria da Buraca.Alguém ouviu falar dele? Duvido. foi há anos, não sei se ainda existe.

Eu, antes de ouvir falar do coro, ouvi-o, por mero acaso, mas a actuar. Notável.

O problema é que ninguem acreditou quando publicitei o facto. Riram-se, do " ar a periférico" do nome. Somos um país das elites e assim não vamos lá.As coisas de qualidade têm tendência a serem ignoradas ou esquecidas.
Neste particular, eu não esqueci.

Huckleberry Friend disse...

Inteligente reflexão, amigo. Vou ver se pesquiso esse coro da Buraca, terra que merece melhor reputação do que aquela que lhe dão (que snobice a dos que se riem...)

Aproveito para chamar a tua atenção - e a de todos - para os concertos de Natal nas igrejas de Lisboa. São muitos, são de borla e costumam ser bons. Abraço!