sábado, 19 de dezembro de 2009

Courrier Internacional n.º 167

A violência nas grandes cidades dos países emergentes é o tema de capa do Courrier Internacional de Janeiro, que saiu mais cedo por causa do Natal. Compreenderão que aproveite para falar já do portefólio, sobre o misto de capitalismo selvagem e organização soviética que subsiste em Moscovo.

Mas este número traz mais coisas... uma viagem ao Alto Alentejo, perfis de Joaquim de Almeida e Eugene Terre'Blanche, uma fadista catalã que adora Amália, os comboios de Kim Jong-il, os cesteiros do Tajiquistão, as mentiras dos egípcios, os logótipos dos cartéis sul-americanos e os elefantes que o Mundial de Futebol vai salvar. Em Inglaterra pergunta-se se a liberdade será de direita e no Irão... não há liberdade nenhuma, mata-se a torto e a direito.

A inteligência dos investidores indianos em tempos de crise, a câmara com espessura de tecido e as desanimadoras conclusões sobre a forma física da espécie humana estão na área do saber, onde sabemos também que há quem mutile as costas para vender areia e quem trafique ébano aproveitando a crise política em Madagáscar. Na Palestina há quem ria. E em Bagdade os jornalistas fazem as malas para irem para Cabul. Universidades online e alianças anti-Google completam o rol. Mas não volte a página sem ficar a saber que Van Gogh, afinal, não era tão pobre nem tão louco como dizem

As reportagens de fundo incidem sobre a competição entre igrejas cristãs e muçulmanas na Nigéria, as prisões privadas do Texas, a calma dos adeptos de futebol sul-africanos e uma viagem à obscura Gagaúzia. Coma, no final, umas couves de Bruxelas enquanto lê os insólitos e um texto de Caetano Veloso. E Bom Natal!


Madredeus, Cidade

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Courrier Internacional n.º166


A cimeira de Copenhaga, na qual os líderes mundias tentarão (?!) salvar o planeta do aquecimento global, é o tema de capa do Courrier Internacional de Dezembro, recém-saído. Esta edição da revista traz os melhores artigos da imprensa mundial sobre a reunião, da qual já sabemos que não irá sair qualquer documento vinculativo.

Neste número temos ainda os olivais portugueses (na maioria controlados por empresas espanholas), as querelas de Saramago com Deus, perfis do norte-irlandês Gerry Addams e do suazilandês rei Mswati III, memórias do Muro de Berlim, raptos no Quénia e a corrida ao solo arável.

Mas também um portefólio captado nos cafés de Viena, a vitória do Multibanco sobre o cartão de crédito, o renascer do Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento, a gripe A e os pais que querem horários laborais que não prejudiquem os filhos. Saiba também que existem genes da agressividade, mapas com 13 mil anos, e máfias da madeira. Conheça a guerra Obama vs. Fox News, a liberalização do mercado audiovisual chinês e o acordo entre o Google e as bibliotecas francesas.

As reportagens de fundo deste mês abordam os refugiados do Waziristão, um movimento radical islâmico só de mulheres, o contributo das vacas para o efeito de estufa e as feridas não cicatrizadas de Nova Orleães, ainda por causa do furacão Katrina. Uma viagem a Cartagena de Indias, um menu composto por insectos e os imperdíveis insólitos completam o ramalhete.


Julian Lennon, Saltwater

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O meu São Martinho foi assim



Tudo isto com gente de quem gosto.
A lenda do santo, a mensagem,
é mesmo essa: partilha.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Courrier Internacional n.º 165


O Nobel da Paz de Barack Obama está em discussão na edição deste mês do Courrier Internacional. Foi merecido? Terá influência na política americana, enquanto incentivo? Artigos da melhor imprensa internacional debruçam-se sobre este assunto.



John Lennon & the Plastic Ono Band, Give peace a chance

A revista traz ainda artigos sobre o fluxo de trabalhadores portugueses para Angola, o êxito do bacalhau fora de portas, os 284 milhões de biquínis que o Brasil produz por ano, a disputa pelo 'ouro cinzento' (lítio) no Chile, o maremoto de Samoa, a cultura da Islândia e as divisões que persistem na ex-Jugoslávia. Fique a conhecer, ainda, a Universidade mais liberal da Arábia Saudita e a horripilante história do massacre num estádio da Guiné-Conacri, ordenado pelo Governo.

Na zona económica, leia um perfil de Joseph Stiglitz, o homem que a América não quiz ouvir a propósito da crise, e tente perceber porque se suicidam tantos funcionários da France Télécom. Nas ciências, destaque para os efeitos saudáveis da marijuana e a criogenização de óvulos. Sabia que o deserto do Sara vai ter uma central de energia solar? E que diferença fará, numa aldeia indiana, a introdução de casas-de-banho públicas?

Na área cultural, o sucesso dos Buraka Som Sistema e uma entrevista com a Nobel da Literatura de 2009, Herta Müller. E no campo da reportagem de fundo, a feira da ladra de Panjiayuan, a vida de Natascha Kampusch e o isolamento das colónias menonitas da Bolívia. A viagem é a Ometepe e os sabores falam-nos da groselha espinhosa. A fechar este número, os imperdíveis insólitos e um artigo do mayor de Londres, Boris Johnson.

A edição do Courrier que acabo de vos apresentar é a primeira desde que Anabela Natário foi substituída na direcção desta revista e na editoria internacional do Expresso. Grande jornalista e ainda melhor pessoa, vou sentir-lhe a falta no dia-a-dia, após os quatro anos e meio em que trabalhámos juntos. Os laços ficam, é claro, profissionais e de amizade. Para a vida. Como fica - para mim e para vós - a oportunidade de ler reportagens da Anabela, em breve, na revista Única. Estejam atentos, porque vai valer a pena.

Aos que entram para o Courrier (o director João Garcia, o editor Rui Cardoso, responsável também pela área internacional do Expresso, e o jornalista Hélder Martins), um abraço de boas-vindas e boa sorte.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Santíssima Trindade



Quinta e sexta da próxima semana, no Campo Pequeno; 31 de Outubro e 1 de Novembro, no Coliseu do Porto. Sim, já tenho bilhetes...



Fausto Bordalo Dias, Quando às vezes ponho diante dos olhos


MusicPlaylistRingtones
MySpace Playlist at MixPod.com


Sérgio Godinho, Guerra e paz


José Mário Branco, Eu vim de longe

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Três vivas à minha cidade


...pela alegria que me deu
no domingo passado.



Tête de Bois & Sérgio Godinho, Lisbona quando albeggia

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Bloguista desnaturado...


...o que não reparou que o seu ninho fazia dois anos. Que é como quem diz: eu! Fiquem não com duas, mas três versões do nosso hino não oficial. Continuaremos por aqui, waiting 'round the bend.



Bob Dylan


Stevie Wonder




Morrisey (com Audrey Hepburn a chorar ao fundo
e uma letra ligeiramente diferente)

Two drifters
Off to see the world
I'm not so sure the world
Deserves us

We're after
The same rainbow's end
How come it's just around the bend ?
It's always just around the bend ?

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O voo da codorniz (XL)

Isabel Silvestre - Ao Sul
Found at bee mp3 search engine

Isabel Silvestre, Ao Sul



Algarve, Portugal

São Rafael


Rocha Baixinha

Calheta, Luz

Mercado de Olhão


Ilha da Culatra

Faltam nas fotos a sopa de coentros com amêijoa, os mergulhos, as sardinhas de escabeche, os velhos amigos, os gelados, as gargalhadas, as conquilhas, os beijinhos, as morcelas, a música francesa, os queijos, as barrigas, o vinho verde e o tinto, os suspiros, as bruschettas, os protestos, os doces regionais, os mapas, a pasta de chouriço, o cansaço, os pâtés, o descanso.

Lá longe
Inventei o dia azul
E o desejo de partir
Pelo prazer de chegar
Ao sul

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Parabéns, Rio!


Adriana Calcanhotto, Cariocas

Os Jogos Olímpicos de 2016 vão ser no Rio.
É jóia, ¡pero hago mío tu dolor, Madrid!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Courrier Internacional n.º 164




A minha revista chega aos quiosques (todos e mais alguns...) num momento oportuno. Por todo o país se debate a relação entre democracia e jornalismo. Poderá aquela viver sem este? É este o tema que escolhemos para a capa.

Quem comprar esta edição poderá ler ainda o retrato de Elisa Drago, uma jornalista portuguesa residente em França que se tem destacado nas lutas sindicais. Ainda no capítulo nacional, a análise de Le Monde sobre as eleições, uma visita às caves do vinho do Porto e, muito importante, um texto da revista californiana Surfer, uma referência para os amantes das ondas, sobre a praia de Supertubos, em Peniche. Permitam-me destacar a foto do tudo perfeito, captada por Ana Knapič, uma presença assídua neste blogue, cuja voz poderão ouvir a acompanhar a leitura deste meu texto propagandístico.

À volta do mundo, descubra a favela pacificada do Rio, a miséria dos pescadores de Melinde, a Índia para lá de Bollywood, as vicissitudes de Ted Kennedy, a fúria dos índios canadianos, o perigo que ameaça a Beirute histórica e a fantástica mulher do novo primeiro-ministro japonês: Miyuki Hatoyama garante já ter ido a Vénus!

Faça uma pausa na leitura para olhar com atenção para as imagens que João Carlos Santos nos traz de Marrocos. De Fez a Essaouira, do deserto a Chefchaouen, conheça os contrastes deste país vizinho, tantas vezes esquecido.

Passando à economia, o "Financial Times" dá conta dos problemas por que passam as grandes farmacêuticas. Na Venezuela, ressurge a autogestão como modelo para gerir fábricas. E, na secção tecnológica, hackers russos atacam o Multibanco, arqueólogos descobrem virgens sacrificadas no Mississípi e a população de Istambul contesta a construção de uma terceira ponte sobre o Estreito do Bósforo. Já na cultura, o kuduro está em foco, além de um livro sobre a queda do ditador romeno Ceausescu, em 1989.

Duas reportagens de fundo levam-nos às zonas mais violentas da Ucrânia e ao paupérrimo Haiti. E se a viagem do mês é ao doce e tranquilo Belize (sabe onde fica?), igualmente atraente é a proposta culinária: a revista indiana "Uppercrust" ensina a converter o bíblico sabor do mel numa salada ou numa bebida, conforme o gosto. Para terminar, os imprescindíveis insólitos e uma reflexão do escritor egípcio Alaa Al-Aswany sobre Ocidente e Islão.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Mas ainda cá vêm?!

A revista humorística La codorniz
circulou em Espanha entre 1941 e 1978

Vamos lá visitar o Statcounter, para ver o que procuravam os incautos que deram com o focinho neste blogue...

filme caça a codornizes com caes de parar
A nós ninguém nos caça, amigo... o nosso filme é outro!

musica da chucha
Da chucha ou da Xuxa? A primeira não usamos, apesar de termos membros em idade para tal. Para a segunda não temos mesmo idade. Nem saco.

zoológico em toilandia crocodilo de duas cabeça
Virge Santíssima, salva nós desse monstro do Demo! Manda ele ficar lá no Toilândia para a gente não ter de trancar-se no Toilette!

historia para cumpleanos de ninhos
Este ninho já cumpriu um ano. E festejou condignamente a sua história... vamos lá ver se chega aos dois!

qual é a musica dos beatles que tinha o ursinho rupert no clip?
Nenhuma, burr@! É do Paul McCartney, que sim foi Beatle, mas a canção saiu em 1984, já os Beatles faziam tijolo enquanto grupo, e o Lennon literalmente. Mas pronto, ouve-a lá aqui!

faltam dias para heroes
E faltam heróis para estes dias!

lojas em vilamoura roupa blanc blue
Este ano ainda não fiz a obrigatória romaria a essa parte do Garbe. Fiquei-me pelo Algarve do berço, que me ilumina e onde levei a minha filha pela primeira vez. Mas ainda quero dar um salto a Vilamoura. Agora, não será seguramente para ir a lojas de roupa!

mensagens musicais e dançantes com humor de aniversario para 12 anos de menino
Mas acham que isto é o Sempre em Festa?! Devo dizer, aliás, que sempre odiei essa loja de inutilidades.

quero saber sobre o impressionista
Qual deles? É que temos um que é canónico, mas também este digno herdeiro e o imperador deles todos. E atenção que a arte tem mais para oferecer...

fria claridade lula palavras
Frias palavras dirigirei eu a quem quizer, na obscuridade ou com clareza, oferecer-me lulas para comer!

curd play bandas internacionais
Essa do curd fez-me fome... e saudades. Até logo!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Cais em Setembro

Paul Émile Chabas, Matinée de Septembre (1910-12)

Às vezes tenho saudades do Cais das Codornizes, onde a Sofia e eu nos divertíamos a encontrar versões diferentes e originais das músicas de que gostamos. Resta-me colocá-las aqui no ninho, porventura sem a piada do jogo de janelas de então, mas ainda assim com o prazer de ouvir estes e outros sons que me ajudam a aceitar que o nono mês chegou.



Neil Diamond, September Morn


Tina Arena & Gilbert Bécaud, C'est en Septembre

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Courrier Internacional n.º 163



Kiri te Kanawa, Je ris de me voir si belle en ce miroir
(do Fausto de Charles Gounod)


Espelho mágico, espelho meu... Saiu hoje a edição de Setembro do Courrier Internacional. O culto da imagem tem honras de tema de capa, com textos dos melhores jornais e revistas de todo o mundo a explicar as várias facetas do narcisismo e as perversões a que pode conduzir. Berlusconi, Paris Hilton ou a imperatriz Sissi são protagonistas deste dossiê, onde damos a conhecer um médico brasileiro que propõe mudar a cor dos olhos de forma definitiva - e perigosa.

A secção dedicada a Portugal é preenchida por um relato sobre os peregrinos de Fátima, feito por uma filipina, e pelo elogio do britânico "The Guardian" às oportunidades imobiliárias que o país oferece. Durão Barroso também volta a surgir, não necessariamente pelos melhores motivos.
As obras do Palácio de Fontainebleau, a galhardia do ministro da cultura francês (Frédéric Mitterrand, sobrinho do ex-Presidente e homossexual assumido), a penúria do Zimbabué, o investimento externo no Iraque, as deambulações de uma governante alemã com um Mercedes blindado e o pedido de desculpas de uma antiga guerrilheira das FARC às aldeias que dizimara enquanto terrorista são outros assuntos em foco nesta revista, na qual pode ficar a saber que o ditador Francisco Franco foi exonerado das funções honorárias de alcaide de Madrid... 34 anos após a sua morte.
De paragens mais orientais vêm as imagens do portefólio deste mês, consagrado ao Tibete, 50 anos depois do exílio do Dalai Lama. Em Timor-Leste, um filme recupera a história de cinco jornalistas australianos assassinados pouco antes da invasão indonésia de 1975.
Cortar custos sem despedir e contratar exclusivamente Testemunhas de Jeová são as histórias da secção de economia. Na ciência, lentes de contacto impregnadas de medicamentos e o combate à diabetes através do bom humor. Na ecologia, o crime ecológico que constituiu a drenagem dos pântanos iraquianos nos tempos de Saddam Hussein. E, no multimédia, o poder do Twitter, que já mete medo a alguns déspotas, e o talento de Sacha Baron Cohen, mais conhecido (este ano...), por Brüno.

Há também leituras de fundo sobre o fim do sonho económico irlandês, a sucessão no trono estalinista da Coreia do Norte e a promessa contida na quinoa, um cereal cultivado na Bolívia. Cocktails salvadorenhos, insólitos em barda e uma viageme à Nova Caledónia completam o leque de ofertas cujo esboço aqui vos deixo. Agora, comprem a revista, que mesmo em férias um tipo tem de fazer pela vida...

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Foi mesmo...


Lou Reed, Perfect day

...um dia perfeito. Por ti, mana!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Courrier Internacional n.º 162


Saiu na sexta-feira passada o Courrier Internacional de Agosto. O tema de capa é o mecanismo do riso. O que nos leva a rir? O que nos traz o riso de bom e de mau? Que forma encontraram os mexicanos para rir da gripe A?

A revista traz outros temas, porém. Entre eles estão uma viagem aos lagos da Irlanda, a moda de pôr flores na comida, a queda da Cortina de Ferro há 20 anos, a prostituição destravada em Espanha, a longa história da editora canadiana Harlequin, especializada em romances cor-de-rosa, ou os dilemas da África do Sul na organização do Mundial de Futebol de 2010.

Nesta edição, o leitão da Bairrada ocupa um lugar de honra ... é verdade, esta iguaria faz as delícias dos americanos. Também português, mas sem motivar orgulho, é Durão Barroso, a quem não se traçam grandes auspícios. Os efeitos da crise sobre os concertos de Verão, a despesa militar britânica, a crise de identidade tailandesa, as minorias chinesas os hackers norte-coreanos, os motociclistas do Mali e os órfãos desaparecidos da ditadura argentina são outros protagonistas.

O portefólio deste mês é dedicado a Roma, a Cidade Eterna. O livro destacado é o último de Haruki Murakami e o convidado é Christiam Engrström, do Partido Pirata sueco. E há, como sempre, insólitos para todos os gostos.

Leia o Courrier e fique a saber porque é que os corretores de bolsa de Wall Street andam sem nada para fazer, conheça a pressão que os académicos alemães sofrem e até onde estão dispostos a ir para conseguir publicar artigos e compreenda uma experiência científica em que bactérias transportam medicamentos através do sangue. Preocupe-se com o destino do Pantanal brasileiro e descubra que há muitos órgãos de informação digitais a enviar correspondentes para cenários de guerra.



Julie Andrews (Mary Poppins), Dick van Dyke (Bert)
& Ed Wynn (Uncle Albert), I love to laugh

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Para que não digam que faço pirraça...


Leonard Cohen, Lady Midnight

...eis uma música que o homem não vai cantar hoje à noite.

PS: Mas cantará outras vinte e tal. E eu lá estarei a ver e a ouvir!

quarta-feira, 29 de julho de 2009

O voo da codorniz (XXXIX)

Paseo del Arte, Madrid, Espanha


Com uma vénia aos dois génios abaixo, que foram o pretexto de mais uma peregrinação. E outra vénia aos mais de 50 que hoje ficaram feridos num atentado da criminosa, estúpida e assassina ETA. ¡No pasarán!


Joaquín Sorolla, Idilio en el mar


Henri Matisse, Intérieur au violon

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Na estrada outra vez


Katie Melua, On the road again

But I ain't going down that long and lonesome road
All by myself
If you ain't comin' with me
I'm gonna take somebody else

Depois de Sir Elton Hercules John e antes do grande Leonard Cohen, fui ontem ouvir a voz doce que abriu este blogue. Foi no Hipódromo de Cascais, sem a chuva que o céu andou a prometer toda a tarde, com gelado Santini de aperitivo e prego Old Vic para a sobremesa. Na companhia perfeita, devo dizer.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Contradança


Marisa Monte e Paulinho da Viola, Dança da solidão

Solidão é lava que cobre tudo
Amargura em minha boca
Sorri seus dentes de chumbo
Solidão palavra cavada no coração
Resignado e mudo
No compasso da desilusão

Desilusão, desilusão
Danço eu dança você
Na dança da solidão

(...)
Apesar de tudo existe uma fonte de água pura
Quem beber daquela água não terá mais amargura

terça-feira, 14 de julho de 2009

É preciso não desistir dos abraços

e saber esperar o Sol no fim dos eclipses.


Peter Gabriel & Kate Bush, Don't give up

No fight left or so it seems
(...)
Don't give up
I know you can make it good

sexta-feira, 10 de julho de 2009

É a terceira vez que aqui ponho esta canção...


Tereza Salgueiro e Pedro Jóia, Trova do vento que passa

...e cheira-me que não é de mais. Ouvimo-la em duas versões quando esperávamos pelo 25 de Abril; ouçamo-la hoje, a recordar o espectáculo cinematográfico e musical Filmes, Malhas e outras Tralhas, realizado anteontem à noite no Cinema São Jorge. Soube bem ouvir as palavras calorosas da cantora para com os pais desta iniciativa. E foi bom ver tantas cenas de filmes portugueses, cujas bandas sonoras recriaram artistas como Daniel Bernardes, Filipe Melo, Hélder Moutinho, Manuel João Vieira & Miss Suzie, Tiago Bettencourt e Tó Trips, além dos que estão no filme acima. Parabéns à malta da Restart (escola de criatividade e novas tecnologias), em especial à minha querida Inês Ferreira Fernandes!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

A quem disser respeito e a quem mais quiser aproveitar




Trovante, A outra margem (ao vivo em Lisboa, 12.V.2009)


Scott McKenzie, San Francisco (Festival Pop de Monterey, 18.VI.1967)


Trovante, Um caso mais (Campo Pequeno, 24.IX.1988)

terça-feira, 7 de julho de 2009

A virtude de saber esperar pelo desespero

Paciência, gravura de Hans Sebald Beham (1540)


Patience: A minor form of despair disguised as a virtue
Ambrose Bierce, 1842-1914(?)



Sawa Kobayashi, Patience

segunda-feira, 6 de julho de 2009

O voo da codorniz (XXXVIII)

Prainha, Baleal, Portugal



Como sempre,
lugar de (re)encontros


quinta-feira, 2 de julho de 2009

terça-feira, 30 de junho de 2009

...ou verdadeiros crocodilos dançantes!


Elton John, Crocodile Rock ao vivo em Lisboa, 28.VI.2009
(desta vez o vídeo é meu)

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Todos fomos rocket men and women



Elton John, Skyline pigeon (ao vivo em Lisboa, 28.VI.2009)



Passados 17 anos, voltei a cruzar-me com Sir Elton (felizmente, não estive na barracada do Casino Estoril em 2000!). O de ontem foi um concerto extraordinário, na melhor das companhias, a coroar dias de festa bem passados. À falta de tempo e de palavras, fica o alinhamento: 24 canções (tantas como os anos de alguém que tivesse nascido, sei lá, na véspera, mas em 1985), voz e piano para ouvir e chorar por mais, com links e tudo! Roam-se...



1. Funeral for a friend/Love lies bleeding
2. Saturday night's alright (for fighting)
3. Burn down the mission
4. Goodbye Yellow Brick Road
5. I guess that's why they call it the blues
6. Daniel
7. Honky cat
8. I want love
9. Rocket man (I think it's going to be a long long time)
10. Sad songs (say so much)
11. Take me to the pilot
12. Sorry seems to be the hardest word
13. Tiny dancer
14. Sacrifice
15. Don't let the sun go down on me
16. All the girls love Alice
17. Candle in the wind
18. Skyline pigeon
19. Are you ready for love?
20. Bennie and the Jets
21. The bitch is back
22. Crocodile Rock



Encore:
23. I'm still standing
24. Your song

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Courrier Internacional n.º161

Parem imediatamente o que estiverem a fazer, sobretudo se for trabalhar! E leiam o número de Julho do Courrier Internacional, cujo tema de capa retrata uma sociedade obstinada em acreditar que o trabalho (historicamente considerado uma praga) deve ser uma fonte de felicidade. Oxalá, é nisso que passamos um terço da vida...

Na mesma edição, poderão viajar até à Cidade do Cabo (da Boa Esperança ou cabo dos trabalhos?), debater a revolução cubana com taxistas, assistir a uma peça de teatro no Burkina Faso e folhear a literatura mundial em quase todas as línguas.

A revista alterta também para a crescente dependência das redes sociais da Net, revela a cadeira de rodas controlada pelo cérebro, dá conta da procura de novo território para os habitantes do condenado arquipélago das Maldivas e explica as dificuldades do sector financeiro indiano.

E mais? Que tal um portefólio dos maiores fotógrafos de guerra do século XX? Ou um perfil do pensador islâmico Gamal al-Banna? Como tentação final, sugiro a cupcakemania em Manhattan. Yummy!


Michael Jackson, Heal the World

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Daqui a três dias...


Elton John, Goodbye Yellow Brick Road

It'll take you a couple of vodka and tonics
To set you on your feet again

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Pedido aos meus colegas jornalistas

Não escrevam sobre a ETA sem incluir as palavras "terrorista" ou "terrorismo", como fazem o DN, o JN e o Correio da Manhã a propósito do assassínio desta manhã. Cumprida esta condição, chamem-lhe grupo, organização, bando, o que entenderem. Dêem, se acharem bem, informação de contexto sobre as suas reivindicações e, mais importantemente, os seus meios. Nem sequer vos exijo que digam que os etarras são uns filhos da puta para quem matar e extorquir se tornou um objectivo de vida. Mas peço-vos, por favor, que não se refiram se à ETA sem dizer o que é ou, pior, chamando-lhe apenas "organização separatista basca". Isso é só meia-verdade e nem sequer é a metade mais relevante. Que é como quem diz, é mentira. A ETA é terorrista. A ETA é criminosa. E quem não perceber isto não pode informar ninguém com seriedade.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

A meio da tarde


Jack Johnson, Times like these

Quem me mandou este vídeo não fazia ideia da sua enorme pertinência em tempos como estes... Obrigado!

And there has always been laughing, crying, birth, and dying

Boys and girls with hearts that take and give and break
And heal and grow and recreate and raise and nurture
But then hurt from time to time like these
(...)
And there will always be stop and go and fast and slow
Action,Reaction, sticks and stones and broken bones
Those for peace and those for war
And god bless these ones, not those ones

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Foi bom


Banhos, passeios, bruschettas, luzes, amigos, praias, jornais, tias, barcos, bebés, amêijoas, ondas, postais, estrelas, rochas, amigas, cafés, primos, gin-tonics, vinhos, piscinas, arroz de tamboril, cervejas, páginas, peixes, primas, festas, nuvens, palmeiras, dias, noites.


fotos e colagem de Virgínia Cordeiro Barros

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Faltam dois dias...

Será que o céu vai estar assim?

(pintura de Virgínia Barros)

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Faltam três dias...

...para eu ir para aqui!
Virgínia Barros, Praia da Luz

Mas sobram muitos mais dias para visitar a exposição de pintura Seasons come, seasons go, desta artista que é minha Tia. É no ESCA - Espaço para a Saúde da Criança e do Adolescente, Alameda D. Afonso Henriques, n.º9 - 4.º Dt.º, em Lisboa. Recomendo!