sexta-feira, 4 de abril de 2008

Blogues à sexta (XV)

A menina dos olhos de águaHá semanas, passei ao blogue da Andreia Ferreira o prémio com que a Júlia Moura Lopes me surpreendeu. Ao abri-lo hoje, para preparar esta entrada, tive a certeza de que a escolha fora acertada: I don't believe in an interventionist God, cantou Nick Cave. A canção chama-se Into my arms e dá vontade de abraçar alguém, seja um ser de carne osso ou um Deus não-intervencionista.

Sobre fundo preto, fotografias gigantes são legendadas com textos de vários autores, entre eles - e com maior frequência - a dona do blogue. Tudo o que é alheio está devidamente creditado, incluindo a inquietante foto que encabeça este espaço. As entradas surgem com intervalos de três ou quatro dias.

Andreia recorre a um estratagema simples, não inédito, mas eficaz, para manipular o ritmo dos textos que publica: muda o tamanho do corpo da letra nalgumas passagens, o que influencia a leitura e a adapta porventura à força das imagens que acompanham cada escrito. É mais um blogue onde sobriedade não é - nem tem de ser em nenhum outro! - sinónimo de mononia.
Sobrevoando com olhos de água esta menina a quem me atrevo a chamar melancólica, damos com uma "Cupida" de olhar frontal, um espelho no qual alternam silêncio e rancores, boas ideias para Abril (a minha preferida é a do Perfect day), um dia do Pai com David Mourão-Ferreira, balões e José Tolentino Mendonça, um guarda-chuva esquizofrénico e Faulkner numa colcha de rendas.

Só dois reparos, Andreia: o nome do blogue mal se, porque a cor escolhida não contrasta com o preto de trás; a lista de links, arquivo, perfil e música perdem-se um pouco ao serem colocados em baixo, em vez de ao lado das entradas. No demais, muitos parabéns. Que boas águas continuem a iluminar os teus olhos!

4 comentários:

Andreia disse...

Olá Pedro!

Não é atrevimento algum. Não sei se existe outra palavra que me descreva tão bem quanto melancólica. Acho que sou feliz, sim, (Tenho pensado muito nisto ultimamente), mas melancólico. Não sei se são coisas necessariamente contraditórias.

Muito obrigada pelas tuas palavras. Estou babada :) O teu resumo dos últimos posts está perfeito. Vi lá agora coisas que eu própria não tinha reparado... Vou ter em atenção os reparos ;)

Em relação ao prémio, até tenho vergonha de dizer isto, mas não sabia... Mais vale tarde que nunca, lá costumam dizer. Por isso, o meu segundo e sincero obrigada. :)

Beijinho grande!

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

humm

enganou-se no meu nome..não sou Marques Lopes,mas sim Moura Lopes :-)

Por entre o luar disse...

Um bom blog.. que adoro visitar sem duvida:) beijinhos pedro e sorrisinho:)

Huckleberry Friend disse...

Andreia, ainda me lembro do momento em que aprendi que felicidade e melancolia não são incompatíveis! E fico contente por teres gostado da breve apresentação que fiz do teu blogue. Não te preocupes por não teres visto o prémio, eu demorei um mês a descobrir o que a Júlia me atribuiu... beijinhos.

Júlia, mil perdões. Vou já, já emendar!

Por entre o luar, ;) beijo sorridente