quarta-feira, 30 de abril de 2008

O voo da codorniz com Google Earth (XXIII)

Praia da Falésia, Algarve, Portugal

Vuelvo al Sur esta noite. Que saudades! O segundo voo pelo Garbe leva a codorniz a paragens mais movimentadas do que a Costa Vicentina: pairamos sobre a Praia da Falésia, que é o chapéu comum sob o qual arrumamos os vários pedaços do areal que vai de Vilamoura ao Barranco das Belharucas (Olhos d'Água já fica para lá das rochas). Une-os a fímbria de rocha vermelha que a todos bordeja: Rocha Baixinha, Tomates, Pine Cliffs, etc.

São quase dez quilómetros de passeio. Sabe bem vencê-los a pé - munido de leitura farta e, não raro, deixando a meio do caminho algum inocente que se prestou a acompanhar-me -, mas o voo de hoje tem a particularidade de ter sido mesmo feito por via aérea, no ano passado, quando este vosso amigo se estreou nas sensações do parasailing. Que maravilha, as gaivotas a passarem-nos por baixo, em silêncio, e não ouvirmos mais do que o vento!

Gosto mais da Praia da Falésia pelo acessório do que pela sua essência, que não chego a captar, tal é a miscelânea que por lá se instala no Verão. Seduzem-me os poufs dos bares, o elevador do Pine Cliffs, as bolas de Berlim, o instalarmo-nos com a maior lata nas espreguiçadeiras reservadas a clientes de hotel, um ou outro desporto aquático, caipirinhas disto e daquilo e a já referida caminhada, que me permite ignorar tudo o resto.

Prefiro a Falésia ao fim da tarde, depois de ter passado o dia noutras paragens. Assisto à debandada, ponho em dia as conversas e o bronze, tiro fotografias parvas, dou um mergulho e preparo o regresso a Vilamoura, também a pé. Esperam-me amigos para jantar, um concerto algures ou copos e ilíacos a chocalhar...

É este um Algarve descoberto há poucos anos e em tudo diferente daquele que aprendi a amar desde pequeno e que continua a ser o favorito (e do qual falarei outro dia). Vilamoura, a Falésia e os arrabaldes são um Algarve sem memórias de infância, com um valor diferente, não direi que menos importante. Este Algarve teve de me seduzir. E eu tive de encontrar nele tudo o que, à partida, me parecia que nunca ia haver. Mas há. E vejo, felizmente, que não sou o único a pensar assim.


Pedro Abrunhosa, Algarve

13 comentários:

Anónimo disse...

Bem...bem que eu ia para o Algarve!! Estou a ver que temos muitos gostos comuns..porque também eu adoro a falésia e principalmente os olhos d'água!!!
A única coisa que sei..é que tal como vocês vou estar pela beira mar...mas não faço a mínima ideia onde!!!Ontem..só me mandaram fazer as malas..e me avisaram que ia de fim de semana..para levar bikini e toalha de praia(só espero que o tempo dê para isso)..por isso deduzo que vou para a beira mar..certo? Pois..de resto não sei mais nada..é segredo de estado...e fechado a sete chaves..e acho até que deitou a chave fora, não vá o diabo tecê-las!!!hihihihihi Portanto..só logo à noite é que vou saber o que me aguarda até domingo!!!;)
Um grande beijinho aos três...façam uma óptima viagem(vão devarinho...tá??) e divirtam-se o mais que puderem..pois só assim vale a pena viver!!!
Nós vamos fazer o mesmo...ah..isso é certo e sabido!!!;)
Cleo

P.S. Obrigada de coração pelas tuas palavras de baixo..que me emocionaram muito...e lógico que vou ser leitora assídua do ninho e do "precious" da minha querida amiga!!!:)
Um beijo!

Huckleberry Friend disse...

Unidos pelas praias de que gostamos e não só, Cleo! Mas olha que quem te inveja sou eu... adoro surpresas e cheira-me que a que te preparam não te vai desiludir. Também eu estou a contar com uma supresa - convidaram-me para jantar romântico num sítio de que só sei o nome!

Depois, seguimos para o Sul, com cuidadinho, claro, e a fazer figas para que o santo meu homónimo sopre as nuvens para longe! Mais uma estreia a três...

Voltando às surpresas, do vosso lado como do nosso as maiores surpresas reservam-se para os próximos 46 ou 174 dias, respectivamente. É giro vivermos este período em paralelo. Beijinhos e abraços aos "mais adiantados"... nós já vos apanhamos ;)

isabel mendes ferreira disse...

hum hum...deixo votos de bons voos algarvios...


e um abraço. solar.

Anónimo disse...

Bom, vou multiplicar os beijos :-)
Para este espaço três beijitos e vão com cuidado, an?

Para a Barriguitas, mais cinco ...rsss

Isto de estar em estado de Graça tem destas coisas bonitas e muita ternura!

Divirtam-se todos!

Beijitos das três Marias do Minho...rsss

Por entre o luar disse...

Beijinho grande:) jà com o sol a raiar:)

SoRrisito:)

Isamar disse...

Este Algarve da beira-mar tem muitas faces por descobrir.Em Julho e Agosto é preciso conhecê-lo bem, para "acertar" nas praias onde ainda se descansa bem. Eu prefiro o amanhecer e o entardecer. Mais este do que aquele para ficar na converseta até às tantas. Quantas vezes vejo a lua nascer e fico com ela espelhada no mar noite dentro.

Beijinhosss

p.s. Gosto muito do teu blogue. A Menina do Mar já a li a muitas gerações. E hei-de continuar enquanto por cá andar.

Anónimo disse...

Guardo em casa dos meus pais os meus livros de garota. A maior parte eram editados pela Figueirinhas!

Anos mais tarde, uma das minhas colegas de curso era Figueirinhas :-) Era filha do editor.
Achei um piadão!

Lindo que é esse "A Menina do Mar"!
Já te estás a preparar, estou a ver.
Cuida bem da teu "cais", e, boas mini férias para os três.
Beijitos,

Cris

anamoris disse...

Já não vou ao Algarve à dez anos. Antes disso era habitual, não sei bem definir se tenho saudades. Acho que tenho de algumas coisas. A praia especialmente, faz-me muita falta a praia...
Beijos

Manuela Viola disse...

Eu gostava do Algarve há uns anos. Hoje penso muitas vezes que não sei se ainda gosto.

Su disse...

Boa!!! Agora acho que percebo certa garrafa de vinho em certo blog...

Huckleberry Friend disse...

Obrigado, Isabel. Já regressado, asseguro-te que foram excelentes voos, com muito sol! Beijinho.

Cris, obrigado pela tua chuva de beijos, que ajudou a temperar o sol do Sul. Lá fomos e viemos, com um bocadinho extra de barriga e um bocadão extra de felicidade. Com a companhia dos livros de infância, sempre (que gira a história da Figueirinhas!) Beijos para o Minho, de que tenho saudades! E para as amigas de lá, que são umas queridas :)

Por entre o luar, o astro-rei vai a subir a grande velocidade... tal como este beijinho sorridente que te mando. Boa semana!

Sophiamar, vejo que és das que não desiste do Garbe mesmo nos meses de Verão. Felicito-te, porque o esforço de descobrir recantos impolutos pelas hordas compensa! E vejo que temos ritmos semelhantes ao gozar esse Algarve... quanto à Menina do Mar, ando a lê-la em jogral com outra menina do mar. E sabe tããão bem!!! Muitos beijinhos e fica sabendo que este blogue também gosta muito das tuas visitas ;) sempre retribuídas!


Anamoris, o Algarve mudou muito na última década, mas mantém o seu encanto... talvez esteja mais escondido pelas coisas feias que entretanto lá fizeram. A forma positiva de encarar isso é vê-lo como um desafio e ir em busca das preciosidades que ainda lá moram. Beijinho ;)

Manuela Viola, conheço a sensação, mas acabo sempre por concluir que gosto :) beijos

Su, por acaso essa garrafa referia-se a outro caso semelhante, três meses mais adiantado... mas acho que também vale para este! beijos ;)

CVD disse...

Do teu Algarve favorito já falei eu no meu blogue...pelo mneos imagino que assim seja! porque é o meu... e sobretudo fora de estação, isto é fora do tumultuoso Agosto... Ultimamente aprendi a gostar da paraia Grande... diferente. Bem sei que tenho lá uma nova família de quem muito gosto mas a nossa costa ocidental é de uma riqueza...

Huckleberry Friend disse...

Pois é, prima. Falaste e eu gostei de ler! É mesmo o nosso Algarve... agora emocionei-me a pensar nas memórias que dele tenho - várias delas contigo. Um dia destes saltam aqui para o ninho (só as confessáveis, claro!).

É giro mencionares a Praia Grande... para mim, esse sempre foi o nome da praia principal da nossa Luz, por oposição à enseada quase privada que temos diante de casa! Mas viajando até à orla sintrense, confesso-te a minha preferência pela quase inacessível Ursa. Beijos e até breve ;)