sexta-feira, 28 de março de 2008

Blogues à sexta (XIV)

Alicerces

Mais um blogue dos que escolhi para passar, qual batata quente, um prémio que chegou ao codornizes. Chama-se Alicerces e é um de três espaços mantidos pela Helena F. Monteiro (olha aqui os outros dois), que vai alicerçando palavras, poesia e imagens. O trabalho é, pois, de selecção e apresentação - ou seja, edição, palavra que me é cara.

Neste blogue, de aspecto sóbrio e depurado, tão depressa revisitamos os consagrados como descobrimos nomes de que nunca tínhamos ouvido falar (o que nem sempre quer dizer que não tivessem obra considerável). Vêm do mundo inteiro e de todos os séculos. Atrevo-me a chamar-lhes intemporais e acho que o fundo branco reforça esta ideia, não me perguntem porquê.

Algumas das entradas que a Helena publicou nos últimos dias trazem-nos Maria Gabriela Llansol, Joaquim Cardoso Dias, Ruben A., Ilya Repin, Ruy Belo e Ana Akhmatova por Natay Altman. Com alicerces destes, é grande para o leitor a tentação de construir algo... deixo a cada um o desafio de descobrir o quê.

8 comentários:

João Paulo Cardoso disse...

Também já visitei os "Alicerces" e gostei.

Entretanto, "O Eldorado" continua numa interminável lista de espera para ser agraciado com a honra da tua distinção... antes que acabe, no final de Abril, eh! eh!

Um abraço e bom fim de semana.

Mena G disse...

É "a minha cidade" que me apetece comentar, mas este é a ultima postagem, a que se visita 1º... Só por isso.
Gosto deste blog, já disse!
Como sou moça da provincia, que raras vezes visita a capital, fiquei com uma certa pena à alternativa ao Pavilhão Chinês; das poucas vezes que lá fui, fiquei agradada com o ambiente. Verdadeiramente.
Repito-me: gosto muito do que por aqui se faz. Deste texto, especialmente.
Cá na provincia temos um sitio de amigos que , se a curiosidade roer, pode visitar: http://lagospt.blogspot.com/

Somos poucos, apoliticos, diversificados e divertidos.
:)

isabel mendes ferreira disse...

subscrevo.


subscrevo e subscrevo!!!!!!










bom gosto.


sempre.


beijo.

Huckleberry Friend disse...

Ainda bem que gostsate, JP. O Alicerces é um belíssimo blogue... não direi menos d'O Eldorado, só é pena esse fim anunciado! A decisão é irreversível? Ainda me lembro de teres falado, há uns tempos, de novas aventuras na blogosfera. Não há notícias nessa frente? Um abraço.

Mena, antes de mais obrigado pelas tuas palavras e pelo convite para visitar esse espaço de amizades, coisa que farei já de seguida... já percebi que és de Lagos (de onde, precisamente?). Eu passo férias na Luz desde que nasci! Mas olha, voltando a Lisboa, não fiques com pena do Pavilhão Chinês, porque sou cliente assíduo. A "infidelidade", no outro dia, deveu-se sobretudo ao magnífico pôr-do-sol que se adivinhava desde o final da tarde e que se goza melhor no Noobai, por ter esplanada ao ar livre, a dar sobre o rio. É um bar simpático, com entrada pelo miradouro do Adamastor. Mas é claro que o décor fica a anos-luz do do Pavilhão Chinês! Beijinhos.

Isabel, obrigado e um beijo!

addiragram disse...

A Helena merece!Um blog,retrato certo,de quem o habita.

Huckleberry Friend disse...

Addiragram, não conheço pessoalmente a Helena, mas, se é certo o que dizes, será encantadora. Beijinhos!

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

a Helena é uma referência obrigatória há muitos anos na Net.

Teve dos mais belos sites de poesia na net, com uma optima base de dados.

Quem a conhece diz que ela é sobretudo uma mulher autêntica.

Huckleberry Friend disse...

Júlia, não me custa nada a acreditar! Um beijinho e boa semana.