quarta-feira, 19 de março de 2008

O voo da codorniz com Google Earth (XIX)

Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch
País de Gales, Reino Unido


Esta terra fica na ilha de Anglésia e é mais pequena do que o nome que tem. As suas 58 letras significam "Igreja de Santa Maria no fundão da avelaneira branca, perto do redemoinho rápido e da igreja de São Tysilio da gruta vermelha". Passei por lá há mais de 20 anos, durante uma viagem em que me interessava, sobretudo, ver as montanhas de Snowdonia, alvo cenário da última aventura que lera d'Os Cinco.

(cliquem para ampliar )

Não me lembro de ter visto igrejas, avelaneiras, redemoinhos ou grutas, fossem elas vermelhas, brancas ou de outra cor... sei que me prendeu, ainda no carro, aquela concatenação de letras difíceis de pronunciar, a profusão de "w" e "y", os extraordinários quatro "llll" seguidos e, sobretudo, a terminação "gogogoch", quase uma insinuação de que tudo aquilo era a gozar, como se estivéssemos num episódio do Britcom.

Não descansei enquanto não decorei o nome daquele lugarejo onde, a bem dizer, não há mais nada que seja digno de nota. Tirámos uma fotografia ao pé de uma tabuleta com o nome da terra - na estação de comboio, se não me engano -, comprámos um postal e lá nos metemos no carro, a repetir aquilo de forma incessante, para martírio dos ouvidos paternos e maternos.

Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch... ainda consigo dizer a palavra sem pestanejar, mas lendo-a "à portuguesa", tanto quanto isso é possível. Julgo, porém, que os leitores do codornizes merecem conhecer a pronúncia correcta, em galês, deste vocábulo pouco redondo (carreguem no play), para o qual só me ocorre um adjectivo, ainda por cima "roubado": supercalifragilisticoexpialidoso!

7 comentários:

Mário disse...

Lembro-me bem de, em 1987, ter passado por esta terra e de transportar um tarado, maníaco, psicopata, neurótico doentio, psicasténico e retardado, que não descansou enquanto (rapidamente, diga-se, porque nestas aptologias tem-se uma memória prodigiosa) decorou o nome desta terra.

O mesmo tarado que, no regresso a Lisboa, decorou todos os letreiros escritos em basco com que nos cruzámos na estrada.

Consta que anda por cá e que assentou arraiais num blogue, de nome Codornizes.
Pois...
Boa Páscoa

miguel disse...

Eu diria mesmo que decorar um nome destes só é possível dentro desta cabecinha pensadora que vai fazendo o " Codornizes". Não me custa, nem um pouco, a acreditar!

EU NÃO SEI QUEM É ESSE TAL DE MÁRIO MAS POR INFINITAMENTE MENOS JÁ EU FUI PARAR AO TRIBUNAL COM UM PROCESSO POR INJURIAS E DIFAMAÇÃO. Se fôr Pai, enfim, desculpa-se!

Huckleberry Friend disse...

Miguel, a catilinária só se desculpa por ainda estarmos no dia do Pai - por escassos seis minutos... e quanto a letreiros em basco, é falso que os tenha decorado (bem tentei, mas não dá para tudo!). A propósito, reproduzo um diálogo ouvido no país vizinho:

- No viene Luis?
- No, está en la cama con gonorrea.
- Qué bien, ahora tiene una novia basca?


Abraços para ambos...

miguel disse...

POR INFINITAMENTE MENOS DO QUE O IMPLÍCITO NESSE DIÁLOGO, TÃO SUBTIL QUANTO ESCABROSO, JÁ MATOU A ETA O MAIS INOCENTE DOS INOCENTES.

Mas , só para provocar a ETA e me pôr a jeito, sem medo desses gajos, subscrevo com uma gargalhada a imensa piada desses bascos corajosos.

Huckleberry Friend disse...

Assim é que é, Miguel. Sentido de humor e, perante os terroristas, a atitude que mais os desconcerta: viver a vida normalmente. É o que fazem milhares de bascos a cuja coragem tiro o meu chapéu. Os fascistas pseudolibertadores da ETA no pasarán!

Mário disse...

Juro por tudo o que é sagrado (ora está aí uma discussão interessante), que o provocador referido no meu comentário tentou decorar TUDO em basco, desde a palavra "restaurante" a "bomba de gasolina" e até "caldos de galinha". E, claro, Euskadi Ta Askatasuna.

Quanto à aldeia galesa, acho que é por esta e por outras que o Príncipe de Gales quando não usa saias usa fatos príncipe de gales...

Assinado: esse tal de Mário ("Miguelito, já te tenho dito...")

Huckleberry Friend disse...

Tentou decorar. Mas não conseguiu... quanto a Euskadi Ta Askatasuna, anseio pelo dia em que essa sigla já só exista nas nossas memórias. Boa semana!